MENU

Tarot Filosófico: O Mago – Dias de Criar

Gisele Valadares
6 de março de 2017

Arcano I – O MAGO – Semana de Vontade Criativa

Estamos de volta! O Carnaval chegou ao seu fim. Alguns por aí dizem que o ano no Brasil só começa mesmo após essa data. De acordo com a carta que saiu nesta semana, O MAGO, arcano I, estes dias realmente trazem inícios. E o que você gostaria que começasse agora? As melhores coisas que te acontecem você acha que vem da onde? Do seu esforço, do amor generoso do nosso Criador, que estavam predestinadas, aleatoriamente, caoticamente, como? Talvez, todas estas respostas estejam parcialmente corretas. O que eu sei é que a grande lição deste MAGO é que não devemos ficar esperando que as coisas aconteçam, mas sim, utilizarmos nossos dons e talentos para trazermos ao mundo o que queremos. Vamos lá!
O MAGO é representado por um jovem, aprendiz que, como nós, possui um longo caminho a percorrer. Ele está em frente à uma mesa com alguns instrumentos: um cálice (emoções, amor, coração, sensibilidade); uma moeda (mundo material, bens e dinheiro); um pergaminho (inteligência, estudo, espiritualidade) e um punhal (luta, energia sexual, poder e vitória). Acontece que esta mesa só possui três pernas, e somente fica em pé enquanto o MAGO estiver em ação. Isso quer nos dizer duas coisas: a primeira é que temos dentro de nós, em nossos dons e talentos, tudo o que precisamos para sermos bens sucedidos na realização dos nossos objetivos, e segundo, que temos que agir, fazer acontecer, por em prática para que tudo isso não se perca.
Brigamos e protestamos em busca da liberdade. Você é um dos que morre de medo dela? Sim, conheço grandes “revolucionários” que lutam em seu nome, mas que cairiam de joelhos no chão implorando por misericórdia diante da simples suspeita de que já a possuímos. E de fato, o peso da responsabilidade de ser livre é imenso! A constatação de que somos o que queremos e de que é possível fazer qualquer coisa que nos propusermos, assusta e paralisa. A escolha de adiar a existência, evitando os riscos, a fim de não errar e gerar culpa, é uma tônica na sociedade contemporânea. Arriscar-se, procurar a autenticidade, é uma tarefa árdua, uma jornada pessoal que o ser deve empreender em busca de si mesmo. Os existencialistas (escola de filósofos dos séculos XIX e XX) perguntaram-se se havia um Criador.  Existe sim (entre eles há divergência, mas para mim é certo)! Somos feitos à imagem e semelhança dele, possuímos o papel de co-criadores da nossa existência. Essa é a ideia que o MAGO já trazia em sua simbologia, muito tempo atrás.
O indivíduo é forçado a tomar decisões, sendo um ser racional que pensa e questiona. Entretanto vivemos evitando nossa natureza! Algumas pessoas se sentem atraídas à passividade moral, pois vêem qualquer decisão como um grande desafio. Seguir ordens é fácil; existe pouco esforço emocional e intelectual em fazer o que lhe mandam. Se a ordem não é lógica, não é o soldado que deve questionar. Deste modo, as guerras podem ser explicadas, genocídios em massa podem ser entendidos e cometidos. As pessoas estavam apenas fazendo o que lhe foi dito. E não é isso que a maioria anda querendo? Livrar-se da responsabilidade de ser o que se quer? Atribuir ao outro as origens de nossos males? Nos fazermos de vítimas enquanto de fato somos cúmplices?
Primeiro de tudo então: INTENSIFIQUE SUA VONTADE. Você tem que querer! A sua intenção precisa estar voltada para o objeto ou/e meta pretendida. Vontade vem da palavra latina VOLUNTAS que significava “prazer, vontade, desejo, ânimo”, que derivou-se de VOLERE, “querer”. Nessa vida nos cabe fazer acontecer. Criamos através da nossa vontade!
O MAGO, cansado de contar apenas com a sorte ou acaso, decide criar o contexto que satisfaça suas necessidades e desejos. Vários instrumentos são utilizados conscientemente para transformar as energias que regem o mundo físico.  Quando ele identifica que algo é fundamental, imediatamente se põe em ação. Utiliza-se das forças existentes e de suas habilidades para manisfestar a satisfação das suas necessidades e intenções. O seu querer é mais do que um simples desejo, é uma vontade inflexível, firme, inabalável. Sendo esta sua infalível fórmula mágica.
Mahatma Gandhi  sabiamente concluiu que : “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.” Quando de forma resoluta definimos um objetivo damos o primeiro passo em direção a concretização do mesmo. O tamanho da nossa determinação é diretamente proporcional as chances de realizarmos nossos intuitos. A disposição ferrenha que empregamos em nossas ações é a garantia de sucesso em nossas investidas. A intensidade do nosso querer, a persistência em nossos propósitos, o perseverar diante de todo e qualquer contexto são as condições que infalivelmente nos leva aonde queremos chegar.
Dias de realizarmos nossas intenções, satisfazendo nossas necessidades. Momento de mantermos o foco e buscarmos os meios de concretizar nossa vontade. Desafios nos serão apresentados e com a postura correta, vencidos. Seremos exigidos a agir, visando melhorar nossa existência, desde nos aspectos práticos do cotidiano como no aperfeiçoamento do nosso ser. Toda correria deve ser encarada com ânimo e força de vontade. Muito há para se fazer e tirando nós mesmos, nada poderá nos deter.
Seja o que for que acredite ser o seu caminho, desde que pautado no bem comum, tendo em mente que todos somos um, faça acontecer! Não adie mais, não trabalhe contra você mesmo, muitas outras forças já possuem esta função! Use sua vontade para criar o que quer, mas estabeleça um código entre seu poder e seus princípios. O MAGO estabelece suas próprias leis morais e tem consciência de que existe uma lei cármica, sua magia está condicionada as leis do universo. Não tem o poder de mudá-las, mas sim de usá-las sob sua Vontade. Este é o ponto de partida, funde os alicerces da vida que quer usufruir. Eis o momento!
Søren Kierkegaard, é geralmente considerado como o pai do existencialismo, ele sustentava a ideia que o indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e em vivê-la de maneira sincera e apaixonada, apesar da existência de muitos obstáculos e distrações como o desespero, ansiedade, o absurdo, a alienação e o tédio. O MAGO e a vida pede que sejamos maior que tudo isso e honremos o nosso poder criador. Boa semana, viva-a com VONTADE!!

Observação: Quando peguei o Tarot para tirar a carta da semana, em três embaralhadas, este arcano pulou no meu colo. Olhei, sorri, pensei: será? Mas eu ainda não tinha formulado a minha intenção de saber sobre este momento que vivemos, então o coloquei de volta. Ao final, quando eu fiz o corte, quem aparece? Ele novamente!! Adoro este arcano e sua lição. Adoro a precisão deste Oráculo!! Adoro o meu trabalho! Falando nisso gente, agende sua consulta aí comigo (contatos abaixo). Quero me por em ação!!

Fonte: Tarot Filosófico.

Sobre o autor

Gisele Valadares