MENU

Tarot Filosófico: A Morte

Gisele Valadares
13 de fevereiro de 2017

Tudo muda o tempo todo, mas não é o bastante. Muito há o que trabalharmos para melhorarmos, modificarmos, aperfeiçoarmos. O tempo e o acaso nem sempre traz evolução, em alguns casos, apenas deterioração. Então, mãos à obra, pois nessa semana nos aparece A MORTE, arcano que anuncia mudanças radicais, reviravoltas, términos e recomeços. Longe de ser algo negativo, as alterações que podem nesse momento acontecer, virão ao nosso favor, pois assim, conduziremos a situação, buscando elaborar positivamente quem somos, o que temos, o que fazemos, o que encontramos pelo caminho.

Chega né?! Sabe aquilo que há tempo você sabe que tem que acabar? As condições que não podem mais perdurar? As mudanças na sua vida que reconhece serem fundamentais? Essa é a hora!! Ficamos adiando, teorizando, que um dia iremos fazer essa transformação, mas esse dia parece que nunca chega. Nos martirizamos, lamentamos pelo que vemos que não é o adequado, ao considerar nossos erros, fraquezas e enganos, mas agir que é bom, nada! O ARCANO XIII, vem dizer que está na hora de limparmos o quintal da nossa alma, organizar as prateleiras da nossa personalidade, eliminar o que não nos é mais útil, pôr todo o lixo para fora.

Transformar significa literalmente, fazer mudar de forma, de aspecto. Sabe gente, tem vez que a vida vem e derruba tudo para que o novo possa surgir. O conselho é: não espere que a falta de opção seja a única condição para que aprimore sua vida, seu ser. Faça, antes que o Universo drasticamente faça, as mudanças tão fundamentais em sua vida. A TORRE, arcano XVI, fala das coisas que tragicamente terminam. A MORTE, bem mais boazinha, nos convida, nos empresta sua foice, para que nós, sabiamente, por livre vontade e iniciativa, efetuemos as mudanças necessárias, antes que tudo se torne insustentável.

Sabe o que é a vida? Não é caminhar e caminhar para chegar a algum destino específico, mas sim uma jornada transformadora, onde o percurso é o que vale, e não a chegada. Cada passo dado, minuto passado, experiência vivida, dor e alegria sentida, nos altera, nos transforma, sendo o que de fato importa. Acontece que nada disso vem sem certa tensão. Todo esse movimento traz o caos ou a criatividade, a a alienação ou sabedoria, organiza ou desorganiza. cabe a nós darmos o destino que queremos ao que nos acontece.

Alguns aspectos que devemos ter em mente sobre TRANSFORMAÇÃO:

–  Sem renovação, ela não existe. Abra espaço para que o novo possa chegar em sua vida. Para isso dê fim ao velho.

–  Ela é condição única para a evolução. Nada pode crescer, se não mudar.

–  As grandes transformações acontecem de cima para baixo, de dentro para fora.

– O amor é o agente transformador mais poderoso que existe, pois modifica pessoas, condições e situações.

– Transformar não necessariamente traz progresso. É preciso que você construa e elabore as mudanças em crescimento.

– Você é o maior responsável pelas próprias transformações.

Estamos passando por um momento de grande transformação planetária. Mas tem gente sentada no camarote esperando por essa grande mudança. Acreditam que será fruto do Divino, da nova energia que está nos sendo irradiada, do desenrolar natural da nossa história. Somos muito ingênuos quando acreditamos que as coisas se transformam magicamente. Não iremos acordar de nenhuma noite escura vendo um arco-íris no céu ao som de querubins. Toda mudança acontecerá lentamente, fruto do esforço de cada um que possui a honra de viver nesse período que é sim de transição, por que estamos nos modificando como seres.

São dias de transformação. Mude o visual, a casa, o jeito de sentir, pensar e agir. Mude! Tempo de deixar o que não nos serve mais morrer, partir, sumir. Não adie mais as mudanças que já brotaram dentro de você e desejam florir. Aceite o novo. Encerre histórias de infelicidade e erros. Feche a porta do passado. Rasgue a velha cartilha e faça seu próprio aprendizado. Permita-se renascer, assim como uma fênix, das cinzas de uma vida menor e sem sentido. Possuímos uma consciência que tem nos informado o que precisa ser feito e o que deve ser evitado, ouça-a e honre-a. Renove-se, aprimore-se!

A Orientação nos fala principalmente de mudarmos a nós mesmos, as pequenas coisas que estão ao nosso redor, melhorar o que não anda legal. Nos encoraja também a aceitarmos uma profunda e radical transformação, seja superando nossas faltas ou rompendo com situações que até então tem nos aprisionado. Tudo isso para estarmos prontos para a inevitável evolução na mentalidade humana que já está acontecendo. Tudo nos preparando para real transformação: quando moveremos o centro de nossas vidas para uma consciência superior!

Sei que esse período de transformação possui uma vazio assustador, mas aceite e confie. É o fim, mas também o recomeço. Boa semana para nós!!

“Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se.”  (Viktor Frankl)

Fonte: Tarot Filosófico – Gisele Valadares http://giselefilosofia.blogspot.com.br/

Sobre o autor

Gisele Valadares